Casa de madeira na praia pode?

Pode! 

Desde vilas de pescadores tão bucólicas, pousadas em praias quase desertas até construções luxuosas nos litorais mundo a fora, a madeira, o material dos sonhos, é ideal!

Luxuosa casa no litoral | Foto: reprodução da internet

A maresia parece assustar e ser o principal motivo para evitar a construção de casas pré-fabricadas nas regiões litorâneas. Mas a durabilidade será garantida na escolha da madeira e na atenção especial que alguns itens na montagem e conservação irão receber.

Estrutura e fundação

Neste caso não há uma recomendação mais correta do que contratar um engenheiro ou uma empresa para fazer o cálculo estrutural e indicar a melhor forma de alicerçar a construção. Isto porque dependerá única e exclusivamente do solo e local, não de métodos mais ou menos apropriados. Em terrenos muito arenosos, por exemplo, pode-se usar radie com sapatas e colunas de concreto, madeira com tratamento específico ou aço. Em solos mais firmes um simples baldrame é o suficiente.

Ferragens, pregos e parafusos

Para ferragens e pregos, são usados o aço galvanizado ou o aço inoxidável.
Mas é preciso entender a diferença entre eles para saber como e em quais casos serão usados.

O aço galvanizado é um material comumente usado em projetos de construção de casas, principalmente na parte estrutural. Pregos, porcas e parafusos são feitos de aço galvanizado. Por ser mais resistente à ferrugem, também é usado em aparelhos domésticos que possam ser expostos à água e, consequentemente, mais suscetíveis à corrosão, como máquinas de lavar roupa e máquinas de lavar louça.
Ele só não devem ser utilizados em construção de cedro. O revestimento de zinco reage a uma enzima encontrada naturalmente no cedro e, ao longo do tempo, resulta em manchas pretas que se espalham partir dos pregos até o final do piquete do cedro.

O aço inoxidável é o principal metal utilizado na construção. É particularmente atraente para a construção devido à robustez e resistência à ferrugem. Os grandes edifícios e casas são estruturados e construídos com ele, para a fabricação de tubos para a construção, encanamentos, ferramentas manuais e lâminas de serra.
É um material eficiente para uso em ambientes marinhos, pois resiste à ferrugem e mantém-se conservado em ambientes úmidos e salgados.

Não deve ser usado quando quaisquer duas peças serão colocadas juntas. O atrito pode quebrar a camada de óxido do aço e as peças podem realmente soldar uma na outra. Além disso, ele é uma má escolha se existe uma potencial exposição ao cloro. O cloro destrói a camada de óxido do material, tornando-o suscetível à corrosão. Por essa razão, o aço inoxidável nunca deve ser limpo com uma solução que contenha cloro.

Vila dos Pescadores de Soure, na Ilha de Marajó | Foto: Carlos Macapuna

Pintura

Apesar de dividir opiniões quanto a estética, as tintas esmaltadas protegem mais que o verniz. Enquanto o verniz exige a manutenção anual para proteger a casa do sol e maresia, a tinta necessita de um intervalo de 3 anos para a manutenção.

O interferência negativa da maresia ocorre em casas pintadas com cores muito claras: “cria uma ‘gordura’, mas acontece o mesmo com a de alvenaria”. 

Agora, se ainda sim quer manter a cor natural da madeira, o ideal é a aplicação stain, um produto hidrorepelente, com filtro solar e que é mais apropriado para essa situação e dispensa a manutenção anual. Na matéria A diferença entre verniz e stain conheça os detalhes e formas ideais de uso de cada um deles.

E a madeira?

As madeiras nobres são a mais indicadas para a construção nesses locais. Em se falando da sensação térmica, estas madeiras não retêm umidade e mantêm a temperatura ambiente.
As madeiras comumente utilizadas na construção são a grápia ou garapira, ipê e itaúba. Entra as intermediárias há a madeira cedrinho e a cambará. As mais simples e populares são pinus - que precisa receber o tratamento de autoclave (leia mais aqui) - e eucalipto. 

Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba SP | Foto: reprodução da internet
Bem, sempre ressaltamos que a madeira é uma matéria prima viva. Mesmo depois de cortada e aparelhada, ela continua interagindo com o meio ambiente, pois mantêm sua essência viva. E já reparou quantas árvores lindas e vivas estão perto do mar, e elas não se deterioraram, nem caíram? Pois é, natureza se integra com natureza. 








Quer saber mais sobre construções pré fabricadas?


Será um evento online e gratuito que irá te tornar um expert no assunto.

Clique aqui e faça a sua inscrição, ou no Evento pelo Facebook das Casas RIO

3 comentários:

  1. Olá onde encontro no Rio de janeiro estande de vendas de chalés Suíço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,José!
      Estamos no BarraWorld Shopping, no coração do Recreio dos Bandeirantes. Anote nosso endereço:
      Av Alfredo Balthazar da Silveira, 580 - loja 243 C - 2o piso do Setor Itália
      Ah, e nosso telefone: 3598-9489 / 9649-97101
      Um abraço,
      Tainá Mathias

      Excluir
  2. Ja paguei mais de 60%. Estou procurando as casas rio. Ligo pra taina e não me atendem. Alcir :(

    ResponderExcluir